Alimentação

26-03-2015 23:21

“A senha de almoço inclui fruta e pão; No entanto se a FRUTA e o PÃO não forem consumidos ao almoço a empresa obriga à sua devolução!!!!!”


No âmbito do fornecimento das refeições escolares, a APEEM enviou para a ASAE a seguinte carta:

 

Exmos investigadores da ASAE,
 
Desde o ano letivo 2013-2014 e durante o ano corrente (2014-2015) que os pais das escolas primarias do agrupamento de Montenegro (ensino básico) se confrontam com uma insatisfação global relativa aos almoços servidos aos alunos do 1º ciclo (ensino básico). Em 2013-2014 estas insatisfação deu azo a apresentação de queixa na vossa sede e motivou reuniões com a direção escolar e com a câmara (a entidade promotora do concurso que terá interesse em saber do que se passa relativo a este assunto visto estar a pagar contrato, segue o email com o seu conhecimento).
 
Identificam-se neste agrupamento (Montenegro) 5 escolas de ensino do primeiro ciclo/básico:
 
A(s) escola(s):
 
- Escola EB1/JI de Montenegro: local onde são concessionadas as refeições para a maioria das escolas ligadas ao ensino primário (com exceção da Escola EB1 de Ilha do Ancão); as refeições são confecionadas na Cantinas EBi/JI (Jardim Infância/ 1º ciclo)
- Escola EB1 de Pontes de Marchil
- Escola EB1 de Patacão
- Escola EB1 antiga do Montenegro
- Escola EB1 de Ilha do Ancão (cozinha própria com confeção das refeições no local; à data não existe insatisfação nesta escola uma vez que o serviço não é assegurado pela UNISELF)
 
Encarregados de Educação dos Alunos das Escolas acima identificados, através da associação de pais, vêm por esta meio pedir a vossa intervenção na avaliação da confeção das refeições de almoço diariamente servidas pela empresa de catering UNISELF (confeção da comida na Escola EB1/JI de Montenegro), que fornece os respetivos almoços a estes estabelecimento de ensino desde o começo do ano letivo.
 
Este manifesto, que visa construtivamente contribuir para um melhoria do serviço que esta empresa presta à escola pública, teve como base os seguintes factos relatados pelas crianças aos pais, todas a frequentar o 1º ano do 1º ciclo, desde o começo do ano letivo, e ainda a apreciação que os pais fizeram face ao que foi neste contexto transmitido pelas pessoas responsáveis daquelas escolas (professores e funcionários). Deixamos pequenos exemplos (existindo muitos outros) de casos que são mais frequentes:
 
1. Os pais pagam senha mas por vezes a comida é fornecida em quantidades insuficientes; a fruta por vezes não chega para todos; existem combinações de pratos um pouco usuais (peixe frito com grão e arroz a acompanhar?!); se os alunos não comerem a fruta ou pão não deixam os alunos guardarem estes alimentos e são devolvidos à empresa (o que não se compreende porque estão à partido pagos uma vez que as senhas são pré-compradas fazendo parte da ementa)
 
2. O empadão de arroz com atum é na verdade um prato de arroz já que apenas apresenta uma “película” de atum” (existem outros exemplos com outros pratos; este têm sido um dos aspetos mais salientados e que nos motivo avançar com este pedido de ajuda); o menu semanal apresenta muita repetição
 
3. A cadeia de quente não é assegurada (a comida vem fria)
Em geral, o pescado apresenta-se com textura muito seca, que evidencia pouca qualidade do pescado ou das condições de confeção, combinação dos alimentos por vezes um pouco “atípica”: e.x “solha no forno com arroz branco”. Por várias vezes os pais visitaram as escolas à hora de almoço considerando uma apreciação global de baixa qualidade.
 
Solicitamos a vossa ajuda na avaliação deste caso e que se tomem todas as providências necessárias para resolver os problemas acima identificados com a maior brevidade possível (desde o ano passado que temos tentado solucionar este problema). Agradecemos antecipadamente toda a atenção que possa ser dado a esta situação e fazemos votos que esta seja positivamente resolvida neste ano letivo.
 
A Presidente da Associação de Pais E Encarregados De Educação Do Agrupamento De Escolas De Montenegro, APEEM
(Catarina Marques)

 

APEEM_ASAE_2015