Parque Infantil

04-09-2014 14:27

PARQUE INFANTIL

 

No dia 19 de Agosto de 2014 foi desmantelado o parque infantil da escola EB1 Antiga do Montenegro. Para muita admiração dos pais desta escola, o dia 19 de Agosto iniciou-se com os funcionários da Câmara Municipal (departamento de carpintaria) a desmontar umas das poucas zonas de lazer que esta escola tem além do campo de futebol e basquete. Ao que parece, a Câmara Municipal de Faro alega que esta zona é perigosa e assim o som dos martelos substitui a área onde alegremente as crianças têm brincado ao longo dos últimos anos. É um facto que já tinha anteriormente sido feita pressão para de certa forma se fazer alguma manutenção desta zona. No entanto, os primeiros indícios da parte da Câmara já adivinhavam este triste final uma vez que o balancé onde as crianças brincavam em grupo diariamente havia já sido cortado com motosserra num dos dias de atividade normal da escola.

Existem assuntos pendentes e por resolver neste agrupamento e inclusive na escola EB1 do Montenegro como é o caso de se desmantelar um dos pavilhões onde se lecionava devido ao grau de perigosidade dos matérias de construção (amianto, que é prejudicial à saúde). No entanto, tal não acontecerá antes do início do ano letivo e a APEEM foi informada que tal só irá acontecer no decurso da interrupção do ano escolar 2014-2015 (num dos períodos de férias) o que é incompreensível. Existem rumores que as crianças se aleijavam no parque infantil e que era perigoso mas tudo isto não tem fundamento porque não existem estatísticas e não foi solicitado por parte desta associação a remoção do parque por motivos de segurança. De facto, ficamos com o coração nas mãos a aguardar que numa próxima fase a câmara se lembre de acabar também com o campo de futebol e basquete onde quedas e feridas não deixam de ser o dia a dia das nossas crianças!!!! Será que ainda vamos ouvir o som das picaretas? Esperemos que tal não aconteça, porque precaução não deve ser confundida com segurança e segurança deve ser medida dentro dos parâmetros que não afetem o lazer, convívio e aptidões físicas que um parque de recreio pode trazer às nossas crianças durante os curtos recreios.

 

A APEEM contactou a Câmara Municipal de Faro para saber o porquê da remoção do que restava do Parque Infantil tendo recebido como resposta que o parque não oferecia condições de segurança e que o espaço será regularizado não havendo capacidade financeira para o substituir.

 

Deixamos 2 perguntas ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Faro:

 

1) Que segurança se refere o Presidente? Um parque infantil é o que é e as questões de segurança são relativas (dependem em grande medida da capacidade de gerir o espaço das crianças), é necessário objetividade e neste ponto claramente a segurança parece uma catapulta para o argumento da remoção infundada.

2) Porque é que o retiraram?!!, este ano praticamente ninguém brincou lá…no início do ano tiraram um baloiço o outro que lá ficou estava enrolado e sem utilização…se no momento não têm capacidade financeira nunca deveriam ter tirado o parque porque quando tiverem seria mais fácil fazer a sua manutenção do que colocar um novo.